As vantagens da lareira ecológica: economia e eficiência - Soluções Sustentáveis

As vantagens da lareira ecológica: economia e eficiência

Móveis de madeira plástica: duráveis e preservam a natureza
12 de janeiro de 2017

Se você sonha com aquele ambiente aconchegante na sua casa que só o charme e o estilo de uma lareira proporcionam, mas não pode nem pensar na fumaça e na fuligem, a lareira ecológica é perfeita para você.

Além de não soltar fumaça, odor ou fuligem, a lareira ecológica é econômica, pois não utiliza lenha nem eletricidade, e eficiente, já que suas chamas são duráveis e de fato esquentam o ambiente.

Há no mercado diversos tipos de lareiras ecológicas, em tamanhos e formatos variados. Um deles com certeza combina com a sua casa!

 

Vantagens da lareira ecológica

Entre as diversas vantagens da lareira ecológica, uma delas é que ela não precisa de tubulação específica, nem de chaminé. Ou seja, já na instalação conta com praticidade, pois não há necessidade de grandes reformas e/ou adaptações no ambiente.

Outra grande vantagem deste tipo de lareira é que ela é sustentável, pois não utiliza lenha ou eletricidade. Ela é movida a etanol, conhecido como uma fonte de energia renovável e menos poluente.

Além disso, suas chamas são potentes e duráveis, em comparação a uma lareira tradicional, o que proporciona maior aquecimento do ambiente.

 

Tipo de lareira ecológica

Existem, basicamente, dois tipos de lareira ecológica: aquelas movidas a álcool ou a gás.

O modelo a álcool (etanol) é a opção ideal para quem procura o charme de uma lareira em casa, mas não deseja fumaça, sendo um modo prático e sofisticado de aquecer o ambiente.

Há diversos modelos de lareiras ecológicas a álcool que podem ser compradas prontas, em tamanhos variados. Mas há também a possibilidade de comprar somente o queimador, que pode ser embutido na parede ou instalado em uma base móvel.

Da mesma forma, a lareira movida a gás não gera fuligem e não necessita de tubulação para fumaça. Entre as lareiras a gás, há ainda dois tipos: lareira linear e lenho cerâmico.

A linear deve ser usada sobre uma base de alvenaria e utiliza pedras vulcânicas em sua base. Já o modelo de lenho cerâmico nada mais é do que pedaços de lenha artificiais que simulam uma lareira tradicional, mas que não queimam de fato.

 

Benefícios da lareira ecológica

Além de todas estas vantagens citadas de se ter em casa uma lareira ecológica, não podemos deixar de mencionar que ela é um item de decoração e glamour que garante ao ambiente sofisticação, elegância e, claro, muito aconchego.

Ela pode ser instalada em ambiente interno ou externo, desde que haja circulação de ar para que o oxigênio se renove.

Chame a família e os amigos para curtirem um ambiente agradável no aconchego do seu lar. Com a lareira ecológica, a sua casa ficará quentinha e com uma dose extra de charme!