Móveis de Design Aberto (open source) - Soluções Sustentáveis

Móveis Open Source (Design Aberto)

Moveis Open Source (design aberto)

O Design Aberto de móveis, internacionalmente chamado de Open Source Furniture design, é uma tendência muito forte que veio para ficar.

De um modo geral, o Design Aberto significa o desenvolvimento de produtos físicos, máquinas e softwares através do uso de design compartilhado publicamente. Este processo é normalmente facilitado pela internet.

No mobiliário, o Design Aberto contempla o compartilhamento total de um modelo e permissão para que outras pessoas possam não somente produzir este modelo, mas adaptá-lo e criar sua própria versão do mesmo, tanto de forma gratuita, quanto através do pagamento de royalties que concedem direito ao designer original.

Trazemos modernos produtos desenvolvidos por designers internacionais e produzimos estes modelos no Brasil, para que você possa ter acesso ao que há de novo nesta tendência.

Desde uma pequena mesa irregular perfeita para reuniões informais até uma cadeira constituída por módulos com o design aramado. Explore as infinitas possibilidades que os Móveis Open Source tem a oferecer.

Móveis Open Source

Móveis de Pallets / Paletes Open Source

Uma ótima alternativa para se entrar no mundo dos móveis open source (móveis de design aberto) é a prática de criar e fazer móveis de Pallets (ou Paletes se falado em português). Os móveis em Pallets são extremamente sustentáveis pois reaproveitam madeira já utilizada e que na maioria das vezes já não tem mais aproveitamento na indústria.

É possível criar os mais diversos tipos de móveis de paletes, como: Hacks para TV de pallets, Mesas de Paletes, Cadeiras de Pallets, Poltronas de Pallets e muito mais. Para incentivar que mais gente faça móveis a partir de madeira de palete, nós da Soluções Sustentáveis indicamos um Curso de Fabricação de Móveis de Paletes, onde foram compiladas mais de 200 ideias de móveis de pallets com dicas e sugestões de como montar o seu próprio móvel de Pallet. Então, agora é hora de por as mãos à obra e começar a fazer seus próprios móveis de design aberto (open source), pois se o design está aí para ser compartilhado, temos mesmo é que tirar o máximo de aproveito dessas ideias. E bom trabalho!

Abaixo você pode ver alguns exemplos de móveis de Paletes e caso queira ver mais informações sobre o Curso de Fabricação de Móveis de Paletes, você pode acessar o curso aqui.